extintor de incendioResponsável por salvar vidas e por diminuir danos materiais, o extintor de incêndio veicular composto do “pó ABC” é um item obrigatório por lei desde 2005.

A carga de pó ABC é capaz de combater três classes de chamas:

A – materiais sólidos combustíveis, ex.: estofamentos.

B – combustíveis líquidos, ex.: gasolina.

C – materiais elétricos energizados, ex.: bateria do carro.

 

O que o torna mais eficaz, comparado com o extintor do tipo “BC” que era utilizado antes. Para sua segurança verifique regularmente a validade, a garantia e a capacidade de carga do seu extintor, e em caso de incêndio no seu carro tome as seguintes precauções:

 

a) Estacione o veículo em local seguro e retire os passageiros.
b) Mantenha a calma: o tanque de combustível normalmente fica bem longe do motor.
c) Retire o extintor do suporte e rompa o lacre para destravar a válvula.
d) Mantenha o extintor na posição vertical.
e) Através de uma pequena abertura no capô do motor, aplique parte do conteúdo do extintor para abafar o fogo.
f) Abra cuidadosamente o capô (lentamente), localize o foco de incêndio e elimine-o por completo.

 

Dicas:

 

Se a fumaça for BRANCA e sem cheiro é vapor de água e indica que seu veículo está com problema no radiador. Fumaça ESCURA e com cheiro forte é princípio de incêndio.

Se o fogo está no motor, não abra totalmente o capô. Isso facilitaria a entrada de oxigênio (comburente), aumentando o fogo.

Localize e verifique o procedimento para retirada do extintor de seu suporte no veículo para que, em caso de emergência, já saiba como agir.

Não faça instalações ou reparos na parte elétrica do carro se não tem conhecimento técnico para isso. Nestes casos procure uma oficina de confiança. Grande parte dos incêndios começam com curto circuito por instalações mal feitas ou falta de manutenção.