Se você quer dirigir ainda melhor e evitar acidentes, siga os conselhos da TR&S Auto Center para identificar e corrigir os maus hábitos na direção. Nunca é tarde para melhorar.

1 – Não ande colado no carro da frente. Use a regra dos três segundos: tome um ponto fixo como referência (um edifício, uma árvore) e conte três segundos de diferença (ou cinco em dias de chuva ou em estrada) entre a passagem do carro da frente por esse ponto e a sua passagem.

2 – Não fale no celular nem envie mensagens de texto enquanto estiver dirigindo. Estacione em um lugar permitido para usar o aparelho. Um segundo de distração pode ser fatal.

3 – Use sempre o cinto de segurança e exija que os seus acompanhantes façam o mesmo. Não custa nada e o benefício, em caso de acidente, é impagável.

4 –  Respeite os sinais luminosos e as demais sinalizações de trânsito. Só coloque o carro em movimento quando o sinal já estiver verde.

5 – Dirija respeitando a pista por onde você vai. Não circule por cima da faixa, para não atrapalhar o trânsito.

6 – Fique atento aos limites de velocidade. Não dirija abaixo da velocidade mínima permitida, nem acima da máxima.

7 – Não jogue lixo pela janela do carro. Além de ser um desrespeito ao meio ambiente e ao próximo, pode provocar acidentes se um objeto atingir o veículo atrás do seu ou distrair outros motoristas.

8 – Não deixe de usar as setas para indicar os seus próximos movimentos, seja virar em outra rua ou mudar de pista.

9 – Utilize os espelhos retrovisores o tempo todo. É uma forma de não prejudicar os outros motoristas nem criar situações perigosas.

10 – Não use o acostamento para fugir do trânsito lento ou parado.

11 – Não buzine sem necessidade: isso incomoda os outros e gera poluição sonora. A buzina é um instrumento de aviso para ser usado em casos excepcionais e evitar acidentes.

Importante

• Respeite o pedestre. Diminua a velocidade nos cruzamentos e sempre deixe passar quem está a pé. Ouvir um “obrigado” ou receber um sorriso é uma ótima recompensa.

• Quanto maior for a distância do carro da frente, mais segurança e tempo você terá para reagir em situações inesperadas.

• Aproveite o bem-estar de dirigir corretamente, sem pressa nem nervosismo.

Em 2005 o DENATRAN publicou o Manual de Direção Defensiva, a fim de informar medidas e procedimentos de direção defensiva necessários para prevenir ou minimizar as consequências de acidentes de trânsito.