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Existem basicamente três tipos de combustíveis e é comum ouvir, no momento em que vamos abastecer nosso carro, a pergunta “comum, aditivada ou Premium?”. Mas, além do preço por litro, qual a diferença entre eles? Será que eles possuem o mesmo efeito no motor do carro? É preciso ficar atento, pois o uso do combustível faz toda a diferença para o motor do seu veículo.

Comum

A gasolina comum é o combustível bruto que sai das refinarias acrescido dos 25% de etanol anidro (como previsto por lei). Ele não possui nenhum tipo de aditivo, e, por isso, é o combustível menos recomendado para os automóveis porque não contém em sua fórmula substâncias que protegem o motor.

Esse combustível deixa resíduos de combustão nas válvulas de admissão do motor comprometendo a mistura entre o ar e o combustível ao longo do tempo. Em médio prazo, a sujeira compromete o funcionamento do veículo, o que pode resultar em aumento de consumo de combustível.

Aditivada

A aditivada também tem os 25% de etanol anidro previstos por lei. Porém, ela é composta por aditivos químicos que ajudam na limpeza do motor. Cada marca tem sua fórmula específica de aditivada. Em geral, todas têm detergentes e dispersantes. O detergente desprende a sujeira e o dispersante faz com que ela seja quebrada para ser eliminada pelo sistema de combustão. Nos aditivos ainda estão anticorrosivos e antioxidantes.

Premium

Como manda a lei, a premium também tem os 25% de etanol anidro. Ela é composta por aditivos usados na gasolina aditivada que ajudam na conservação e limpeza do motor. A principal diferença é em relação à octanagem, um índice de resistência à detonação de combustíveis usados nos motores. Enquanto a comum e a aditivada têm 87 octanas (ou IAD – índice anti detonante), a premium tem 91 octanas.

Com maior octanagem é possível que os motores operem com maiores taxas de compressão, o que se traduz em melhor eficiência. Mas é importante saber que a octanagem terá efeito significativo somente nos carros de alta compressão. Ou seja, nos mais potentes, geralmente os esportivos de luxo. Nos demais veículos, o efeito da premium é imperceptível.