verão

O verão é a época do ano conhecida por suas temperaturas altas, sol escaldante e, também, muitas chuvas. E nessa época do ano é necessário ter alguns cuidados com o carro, veja algumas dicas do que ficar atento:

 Vidro

O calor pode ressecar as borrachas que fixam os vidros e as fortes chuvas do período podem causar infiltrações. Uma boa opção é o uso de películas protetoras nos vidros. As películas escurecedoras também ajudam a manter uma temperatura mais agradável dentro do carro. Além disso aconselha-se aplicação de aditivos para evitar ressecamento da borracha doa vidros.

– Pneus

Todos sabemos que devemos sempre estar com os pneus calibrados, mas no verão essa atenção precisa ser redobrada. Pois, em contato com o chão quente, a borracha desgasta muito fácil, o que aumenta o risco de acidentes. Portanto, sempre verifique a calibragem. Além disso, o estepe também pode apresentar problemas se ficar muito tempo sem uso e exposto ao calor.

– Motor

Com as altas temperaturas o motor utiliza com mais frequência o sistema de refrigeração, por isso é necessário sempre ficar atento ao liquido do radiador, ele precisa sempre estar em dia para não ferver e aumentar demais a temperatura do propulsor. Para isso, verifique o manual do seu carro para saber quais tipos de aditivos para o radiador são ideais. Além disso, o compartimento do motor deve sempre estar livre de resíduos de óleo para evitar que as peças “cozinhem” com o aquecimento.

– Bancos

Os bancos são os que mais sofrem com o sol. Se o estofado for de couro, o ideal é aplicar um hidratante ou produto à base de silicone para evitar o ressecamento e as manchas do sol, mas cuidado para que o produto não cause alergias na sua pele ou dos passageiros. Caso o estofado seja de tecido, recorra aos bons e velhos painéis no para-brisa, nem que seja um pedaço de papelão, o importante é ser eficaz contra o sol.

– Lavagem

É muito gostoso pegar o carro com toda a família para curtir um final de semana na praia. Mas, quando retornar, é mais do que indicado fazer uma lavagem no automóvel,pois a limpeza vai neutralizar a maresia, e assim evitar riscos de corrosões. Vale também limpar os estofados e tapetes com a ajuda do aspirador de pó, já que geralmente sempre cai areia nessas partes.

Mas é preciso tomar cuidado, nunca lave seu automóvel direto sob o sol, pois os raios solares podem prejudicar a pintura da lataria do carro. Ressaltando que antes mesmo de começar a lavagem do veículo você deve conferir se o motor e a carroceria estão frios, para não causar choques térmicos. Além disso, você evita também que o sabão seque e cause manchas na lataria.

 

Além dos cuidados com o carro não se esqueça de se cuidar nesse verão, mantenha-se sempre protegido do sol e hidratado. Para curtir sem ter nenhuma dor de cabeça.