airbag2

Você sabia que airbag tem data de validade e precisa de manutenção?

O airbag é um equipamento de extrema importância para a segurança de motoristas e passageiros dentro de um veículo. Quando lançado, em 1980, foi tido como acessório opcional no Mercedes-Benz Classe S. Juntamente com o cinto de segurança, o airbag é um anjo da guarda pra muitos motoristas, pois pode reduzir em até 30% o risco de morte em acidentes. Mas de nada adianta ter o acessório em más condições. Após o prazo de validade, mesmo com o alto investimento, todo o sistema de aibag deve ser trocado para sua segurança. Por isso, atenção: os airbags tem prazo de validade e necessitam de manutenção.

O manual do proprietário estabelece um prazo de validade que é definido por cada montadora, geralmente esse prazo varia de 15 a 20 anos. Por isso, ao comprar um carro usado é recomendado fazer uma revisão, pois defeitos nos componentes podem fazer com que ele trave em caso de necessidade de ser acionado. Também é importante a atenção na luz do airbag, caso ela fique acesa, pode ser um indicativo de dano, correndo o risco de explosão da bolsa com o carro em movimento.

Caso o carro sofra um acidente que acione o airbag, e proibida a reutilização da bolsa, se isso ocorrer o sistema não terá a mesma eficácia.