Manutenção Preventiva

Garanta a sua segurança e da sua familia e evite punição, cuidando do seu carro de forma preventiva. Garantindo ainda, mais economia e Construibuição com o meio ambiente.

Segurança e Economia

A segurança no trânsito está estreitamente ligada à manutenção preventiva do veículo. No Brasil, estudos revelam que chega perto de 30% o número de acidentes que são causados por falta de manutenção do veículo. É importante fazer manutenção regular de alguns itens como direção, freios, suspensão, pneus e rodas, pois estes podem colocar em risco a segurança do condutor, ocupantes e terceiros se não estiverem em boas condições.

O bom estado de conservação do seu carro se torna um fator importante para a valorização na hora da revenda. E a manutenção preventiva pode ser uma forma mais econômica de mantê-lo em bom estado. Levar o veículo periodicamente à oficina permite que as revisões sejam programadas, evitando quebras inesperadas que podem afetar o seu orçamento. E ainda, um Veículo que está com o motor desregulado e com peças desgastadas consome mais combustível que o normal e perde desempenho. Por isso, se o consumo de combustível aumentou acima da média pode ser um sinal de que está na hora de levar o carro para revisão.

Consciência Ecológica

Quem cuida do seu carro também estará ccontribuindo com o meio ambiente, pois a manutenção preventiva garante a melhoria do ar que respiramos, Portanto trata-se de uma ação ecologicamente correta. Os veículos que consomem mais combustivel ou estão mal  conservados poluem mais.

Punição:

O Código Brasileiro de Trânsito já prevê punição para veículos em mal estado de conservação que estão circulando porque colocam em risco a segurança de motorista, ocupantes e terceiros.

Ìtens que pela falta de manutenção podem gerar punição:

PNEUS – Pneu careca ou falta de estepe, infraçção grave – 5 pontos
SINALIZAÇÃO – Uma ou mais lampadas queimadas, infração media – 4 pontos
FARÓIS – Farois desregulados, infração grave – 5 pontos
CINTOS – Trafegar sem cinto, infração grave – 5 pontos
PALHETAS – Limpador de pára-brisa sem fincionar, infração grave – 5 pontos
EXTINTOR – Vencido, infração grave – 5 pontos
MACACO – Sem condições de uso, infração grave – 5 pontos
TRIANGULO – Sem condições de uso, infração grave – 5 pontos
ÓLEO – Vazamento de óleo na pista é considerado infração gravissima – 7  pontos

Quais os principais ítens para checar em seu veículo, conforme a norma ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

Sistema de freios

Fluido para freio
Indicação: troca anual
Discos de freio
Indicação: verificar a cada 5 mil Km
Pastilhas de freio
Indicação: verificar a cada 5 mil Km
Tambor de freio
Indicação: verificar a cada 5 mil Km
Freio a tambor
Indicação: verificar a cada 5 mil Km.
Atuação (servo-freio, cilindro-mestre e válvulas)
Indicação: verificar a cada 30 mil Km

Suspensão é responsável pela estabilidade do veículo

Amortecedores
Quando estão gastos deixam de exercer a sua função e ficam sem ação, o que leva ao desgaste prematuro dos componentes da suspensão.

Molas
Quando estão gastas ficam sem ação e provocam o desgaste prematuro dos componentes da suspensão

Bandejas e braços
Danificadas e buchas gastas

Pivôs e buchas
Folga ou gastos

Barra estabilizadora e bieletas
Folga ou gastos

Filtro de ar

Fazer teste visual regularmente e se estiver escuro, substitua o componente por outro da mesma qualidade e especificações sugeridas pelo fabricante.

Palhetas do pára-brisa

Substituir o componente por outro de qualidade que atenda ás especificações do fabricante quando a borracha der sinais de ressecamento. O ideal é trocar a peça a cada seis meses. Para promover a limpeza do pára-brisa e eliminar as impurezas ali acumuladas,
o ideal é usar uma solução de água com um pouco de álcool e aplicá-la com um pano limpo no vidro.

Calibragem de pneus

Calibrar os pneus regularmente de acordo com especificações do fabricante, respeitando as condições de uso. Assim, você prolonga ávida útil dos pneus.

Bateria

Faça revisões periódicas do sistema elétrico do veículo (alternador, motor de partida, regulador de tensão, cabos e terminais)

Faróis

A troca de lâmpadas deve feita, sempre aos pares, a cada 50 mil km garantindo, assim, que os faróis direito e esquerdo estejam iluminando de forma uniforme. As lâmpadas podem perder a força antes mesmo desse período, por isso é importante ficar de olho nelas. Se estiverem escuras, é sinal que estão com baixa luminosidade. Quando os faróis estão regulados, os fachos de luz têm uma inclinação de 15 graus para o lado direito, permitindo que o motorista enxergue placas de sinalização à distância e também para evitar a perda da visibilidade momentânea de que quem trafega no sentido contrário.

Pneus

Pneus em bom estado garantem a segurança, a dirigibilidade e o desempenho do veículo. Os pneus possuem indicadores de desgaste que são visíveis, nunca deixe ultrapassar o limite permitido (1,6 mm), após análise do seu estado geral. Ao fazer a substituição dos pneus, opte por modelos que possuem a mesma medida ou medida opcional recomendada pelo fabricante. O rodízio deve ser feito a intervalos de 5.000km ou antes se você perceber um desgaste irregular nos pneus.

Alinhamento

A cada 5.000 km
A cada troca de pneus quando os pneus estiverem apresentando desgaste excessivo na área do ombro
Desgaste da banda de rodagem do pneu em forma de “escama”
Trepidação das rodas dianteiras
Vibração do carro
Volante duro
O carro tende para os lados quando o motorista larga o volante
O carro desvia e puxa para o lado quando os freios são acionados

Balanceamento

A cada 5.000 km
A cada troca de pneus
Toda a vez que fizer o rodízio de pneus
Ao primeiro sinal de vibração ou desgaste irregular da banda de rodagem
Após ter efetuado o reparo no pneu ou na câmara de ar.

Uma revisão periódica mantém o veículo em boas condições de uso, prevenindo situações constrangedoras e perigosas, principalmente nas férias e feriados onde a viagem e a diversão são indispensáveis tanto quanto a segurança!