Muita gente já passou ou vai passar pela surpresa de ter um pneu furado. Quem já teve esta experiência sabe como agir, mas quem nunca teve, às vezes, não sabe nem onde estão os equipamentos necessários para a troca.

Muitas mulheres (homens também) têm dificuldades na hora de troca um pneu, seja por inexperiência, roupas que estão vestindo, localização do estepe (alguns veículos tem este item na parte externa do carro abaixo do porta-malas) ou a própria sujeira envolvida nesta situação. Por isso preparamos um material especial que irá auxilia-las nestes momentos de apuros.

Conheça um método básico e simples para saber o que fazer quando o pneu furar:

  1. Deixe o carro em um lugar plano e seguro e coloque o Triangulo Sinalizador a 20m de distancia da traseira do carro.
  2. Deixe engrenado em primeira e freio de estacionamento acionado.
  3. Afrouxe os parafusos/porcas com a chave de roda ou com a chave que vier com as ferramentas de socorro do carro.
  4. Retire o estepe antes de levantar o carro.
  5. Encaixe o macaco e levante o carro a uma altura suficiente para que o pneu a ser trocado não encoste no chão.
  6. Retire os parafusos/porcas e puxe o pneu com a roda.
  7. Coloque o estepe e ponha os parafusos/porcas fixando a roda.
  8. Abaixe o carro com o macaco e guarde o pneu furado para levá-lo a uma borracharia.
  9. Aperte bem os parafusos/porcas da roda trocada para que fique bem firme.
  10. Procure sem falta uma borracharia para consertar o pneu.

Importante

  • Porcas e parafusos de rodas afrouxam no sentido anti-horário e apertam no sentido horário
  • Uma das maiores dificuldades na troca esta em soltar parafusos/porcas das rodas. Uma dica é usar o peso do próprio corpo para isso. Posicione a chave de rodas no parafuso/porca de forma que esta fique na horizontal e faça pressão com os pés, tanto para soltar ou apertar os parafusos/porcas.
  • Leve duas tábuas de madeira na mala do carro para travar a roda do lado contrário ao pneu furado.
  • Tenha uma chave de roda além da chave que vem com o carro. É mais prática e muito mais fácil de usar.
  • Verifique a cada quatro meses se o estepe está devidamente calibrado.
  • Leve um par de luvas como as usadas em jardinagem, para segurar o pneu com mais facilidade e não se sujar tanto.

Estar preparada para esta situação é bem importante. Conhecer os componentes (estepe, macaco e chave de rodas) e a localização destes no veiculo minimiza o tempo gasto com a troca. Você pode inclusive treinar a troca de pneus com o auxilio de alguém com experiência ou solicitar na sua oficina de confiança que lhe expliquem como são os procedimentos de troca.