Entre as preparações para a viagem de férias está a revisão do seu veículo. Para garantir uma viagem tranquila e segura é necessário a verificação de alguns itens essenciais no perfeito funcionamento do seu veículos, como por exemplo calibragem de pneus, troca de óleo, verificação de sistema elétrico e freios, entre outros. E além de garantir a segurança, estar com o carro em dia irá evitar transtornos e dissabores durante a viagem.

Mas quais são os itens a serem revisados? Vale lembrar antes de entrar em detalhes que cada veículo possui um manual que traz a sua lista especifica de itens que necessitam de revisões periódicas. Porém existem itens que podem ser considerados obrigatórios por serem inspecionados pela policia de trânsito, como cinto de segurança em perfeito estado e em uso no momento de uma blitz por exemplo.

As dicas da  TR&S:

– Motor: Verificar barulhos pode prevenir problemas de junta por exemplo.

– Troca de óleo, verificação de água: são itens básicos e muito necessários.

– Toda a parte elétrica: iluminação, sinalização, setas, luzes de freios, farol alto e baixo, luz da placa, luzes do painel que indicam combustível, óleo, temperatura do motor e até mesmo a velocidade do veículo.

Pneus e suspensão: Estão entre os itens mais importantes a serem verificados. Calibragem, balanceamento e geometria.

Freios: muito importante verificar e revisar freios e pastilhas, discos e tambores, líquido de freio.

Arrefecimento: É importante ter o sistema de arrefecimento em dia para evitar superaquecimento do motor e até uma possível fundição

Embreagem: Aqui é importante verificar se não houve um desgaste de peças. Esta verificação irá checar o nível de óleo na caixa de câmbio ou vazamento do liquido na caixa no caso das hidráulicas.

– Palhetas: em caso de chuvas os limpadores ajudam a manter a visibilidade do motorista.

– Ferramentas obrigatórias: macaco, chave de roda, extintor.

 

Lembrete:

Vamos lembrar que a manutenção do veículo garante segurança para motorista, passageiros e também para pedestres. É importante manter o carro em perfeita condição de confiabilidade e viajar tranquilo!