Revisão de itens de segurança do veículo reduz o risco de acidentes.

O feriado de 7 de Setembro deve provocar movimento intenso nas principais rodovias do País. Na lista de preparativos para a viagem

devem constar a manutenção do veículo que deve ser feita com alguns dias de antecedência

 

para garantir que o carro esteja em boas condições de uso e que qualquer eventual reparo tenha tempo hábil para ser executado.

Com o tráfego intenso diário dos grandes centros urbanos, os automóveis são usados em condições severas e algumas peças sofrem desgaste prematuro, como pastilhas de freios, embreagens, filtros de ar e combustível, sistema de arrefecimento, câmbio, entre outros, que exigem a manutenção em uma oficina de confiança.

Além disso, o motorista também deve checar itens de segurança: suspensão, pneus (incluindo o estepe), freios (discos, tambores e fluido), caixa de direção, palhetas de para brisa, lanternas de sinalização e faróis, cinto de segurança, rodas.

A TR&S tem constatado a eficácia da manutenção preventiva para redução dos acidentes de trânsito, além de ser, em média, 30% mais barata que a corretiva.

Nas estradas, a maioria dos atendimentos a veículos quebrados está relacionada a panes mecânicas e elétricas que poderiam ser evitadas se os motoristas tivesse o hábito de cuidar do veículo de forma preventiva.