Muitos acidentes acontecem nas estradas no período das férias.  Segundo a OMS, 90% dos acidentes nas estradas são causados por falha humana, 6% por questões relacionados as estradas e 4% por falhas mecânicas.

No que diz respeito aos motoristas, são três as principais causas: imprudência, negligência e imperícia, ou seja, falta de habilidade necessária para condução do veículo.

Para evitar os acidentes causados pelo homem foi formulada a direção defensiva, um conjunto de recomendações de segurança que deve ser repassado a todos os motoristas durante as aulas na auto escola ou na renovação da Carteira Nacional de Habilitação. Os princípios de direção defensiva dividem-se em cinco grupos: ConhecimentoAtençãoPrevisãoHabilidadeAção.

No que tange às estradas  temos aí um impasse, pois foge um bom tanto do nosso controle. Em que pese,  podemos estar atentos em quem colocar nas admintrações de nosso governo.

Em relação às falha mecânicas, podemos contar com os estabelecimentos automotivos que oferecem serviços de revisão de veículos. Neste item a Manutenção Preventiva é muito importante

Portanto, viaje você e sua família em segurança:

1.Procure um Centro Automotivo de sua confiança e faça a revisão do seu veículo.

2.Cada vez que entrar no seu carro, lembre-se da direção defensiva.

3.Quanto as estradas, comunique a Policia Rodoviária sempre que observar algum perigo.

 

Ilustração: Afonso Carlos/CZN