9124estradaEvite pegar a estrada sem ter certeza de que seu carro está em plenas condições. Não deixe de fazer uma revisão em um empresa de sua confiança. Caso já tenha  feito isto recentemente, verifique você mesmo alguns itens importantes e imprescindíveis para viajar:

Nível da Água: Este é  imprescindível que seja checado antes de uma viagem. Abra o capô e observe as linhas de marcação de mínimo e máximo. Se estiver abaixo, complete a água com o motor frio. O ideal é estar entre as duas linhas de marcação.

Nivel do Óleo:  É muito importante que o seu nível não esteja abaixo do mínimo. Verifique através da vareta, limpando o resíduo e observando a marcação de mínimo e máximo. Isto deve ser feto sempre com o motor frio e com o carro em local plano.

As Luzes: O alerta, os piscas, luz traseira,  luz de freio, luz de  ré, faróis alto e baixo, teste-os porque muitas estradas não tem iluminação pública e você só poderá contar com as luzes do seu carro.

O Freio de mão:  Certifique-se de que o freio de mão esteja regulado. AO puxar o freio de mão observe se o carro fica completamente estático, Freio de mão alto não é bom.

O Estepe: Mantenha o estepe sempre em bom estado, pois ele será fundamental em situações em que um dos pneus fura ou estoura.

Os Pneus: Verifique se  os quatro pneus estão bons. Eles não podem estar gastos. Para isso, existe uma marca chamada indicador de desgaste: o TWI. Quando uma das partes mais próximas dessa marca alcançarem o nível do TWI, é porque o pneu está na hora de ser substituído.

O Extintor : Confira se ele  está no local correto e com o prazo de validade em dia. Em casos de acidentes mais graves, o extintor de incêndio salvará vidas.

As Palhetas:  Você pode checar as palhetas de forma visual. As partes de borracha das palhetas não podem estar ressecadas e nem cortadas. Importante salientar que em caso de chuva forte elas serão de grande utilidade.

O Volante:  Você pode fazer um teste com o carro e reparar se há trepidações pelo volante. Caso haja, o carro pode estar desbalanceado. Repare também se o carro está puxando para um dos lados. Caso positivo, o automóvel pode estar desalinhado. Nos dois casos, recomenda-se uma visita à oficina antes da viagem.

E por último algns ítens emergência: O macaco, o  triângulo de sinalização, a chave de roda, todos  auxiliam em situações problemáticas. O triângulo, por ser um sinalizador, preserva a vida e possíveis acidentes.

Feito tudo isso, é só abastecer, carregar o carro com tudo bem organizado observando se o estepe está fácil e fazer uma viagem linda, tranquila e o mais importante mantendo a família segura.